Caiu de forma significativa o número de alunos que conseguiram tirar nota máxima de redação no Enem 2016 e aumentou a quantidade dos que tiraram nota zero no último ano. O acesso as notas foram liberadas recentemente, apesar de muitos candidatos relatarem dificuldades.

O que ocasionou o aumento das notas zero?

Apesar do MEC adotar diversos critérios de divulgação entre meados de 2015 e 2016 os dados apontam que ocorreu um aumento no total dos alunos que ficaram com nota zero. Pelo menos 53 mil participantes acabaram nesta situação.

Mais de 84 mil alunos ficaram com sua nota zerada, e entre os critérios, podemos citar a fuga ao tema, a cópia do texto motivador, o texto insuficiente, o não atendimento ao tipo textual, a partes desconectadas e propostas que ferem os direitos humanos.

O tema que foi cobrado na última redação do Enem foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Entre alguns fatores avaliados estavam não focar em caminhos de combates de intolerância e fazer proselitismo e não se manter neutro e ficar apenas na superfície do tema.

O principal motivo para anular a prova de mais de 45 mil candidatos foi a fuga ao tema. Além disso, mais de 5 mil alunos contaram com seus textos desconsiderados pela banca por ferir direitos humanos, o que foi um grande impeditivo previsto através do edital.

A média geral dos participantes do Enem 2016 caiu nas áreas de ciências da natureza e ciências humanas e acabou subindo nas linguagens e matemática.

Se você realizou o processo de seleção do Enem e quer visualizar a sua nota, e se estiver aprovado ter acesso às informações sobre o processo de seleção e candidatura as vagas, acesse o site oficial do ENEM.

No portal basta apenas colocar os números de inscrição do Enem e sua senha, e começar o processo de inscrição, automaticamente no portal você verá qual nota possui e que cursos poderá se candidatar.