De acordo com os dados coletados na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada no ano de 2014, houve uma redução na quantidade de alunos matriculados na rede pública de ensino no Brasil. A pesquisa é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IMG_2842

De acordo com as informações levantadas, no ano de 2014 havia 75,7% dos alunos brasileiros matriculados na rede pública de ensino. No ano anterior, a pesquisa afirmou que 76,9% dos estudantes estavam matriculados em instituições do governo.

Este crescimento na quantidade de alunos que estão sendo matriculados na rede privada de ensino está sendo observado como um fenômeno constante na última década. Praticamente a pesquisa aponta que em todos os anos, da década passada, houve este aumento nos alunos que estudavam nas instituições privadas.

Maiores condições financeiras

De acordo com as conclusões dos especialistas, o aumento dos alunos matriculados na rede particular de ensino está diretamente relacionado com as melhores condições financeiras que os pais estão tendo nos últimos anos.

Escolas-publicas1

Existe uma percepção geral de que a educação oferecida dentro das instituições particulares é melhor do que as oferecidas pelo ensino público. Por isso, as famílias que conseguem organizar melhor o seu orçamento ou que passam a ganhar mais, acabam retirando seus filhos das escolhas públicas e passando para as instituições privadas.

Mas os especialistas também acreditam que existe uma grande chance no próximo ano, quando foram divulgadas as informações da pesquisa que está sendo feita este ano, que a quantidade de alunos matriculados nas escolas particulares pare de crescer, especialmente em virtude da crise econômica.