Um brasileiro foi o campeão da última edição da Olímpiada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O estudante Eduardo Henrique Camargo de Toledo, de 16 anos de idade, conseguiu se consagrar na primeira colocação da classificação geral da disputa. O estudante é natural de Valinhos/SP, mas atualmente reside na cidade de Campinas.

Brasileiro vence Olímpiada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica 2020

A edição deste ano da OLAA estava marcada para acontecer presencialmente no Equador, já que todos os anos ela acontece em um país diferente. Mas, em virtude da pandemia do coronavírus e do cancelamento de quase todos os eventos de grande porte em diversos países ao redor do planeta, a competição aconteceu somente pela internet.

Os competidores tiveram que enfrentar quatro provas, sendo duas teóricas, uma observacional e uma de foguete amadorismo, as duas últimas simuladas por meio de softwares. A final aconteceu no último domingo, 29 de novembro, e o resultado saiu no começo dessa semana.

Brasileiro vence Olímpiada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica 2020

De acordo com o estudante, a preparação para uma competição deste porte dura quase um ano. Eduardo teve que passar por um processo seletivo que funciona como uma espécie de classificatório. Os candidatos tiveram que fazer treinamentos, aulas, listas de exercícios e cerca de 20 provas.

Eduardo já está sem tornando um verdadeiro destaque neste tipo de competição. Os professores percebera que ele tinha um diferencial desde quando ele conseguiu uma bolsa de 100% no colégio, há dois anos.

Atualmente no segundo ano do ensino médio, o estudante participou de sua primeira competição quando estava no sétimo ano do ensino fundamental, a Olimpíada Canguru de Matemática. No oitavo ano, entrou também na Olimpíada de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesses cinco anos de participação, foram 15 medalhas, agora 16, entre olimpíadas regionais e nacionais de Matemática, Física e Ciências. Essa foi a primeira medalha internacional de Eduardo.