Uma brasileira do estado do Rio Grande do Sul, de apenas 18 anos e idade, foi agraciada com o 1º lugar em uma grande feira de ciências internacional. Juliana Estradioto, moradora da cidade de Osório, recebeu a distinção na categoria Ciência dos Materiais da Intel International Science and Engineering Fair (Isef).

Brasileira ganha prêmio principal em feira de ciências internacional

Essa feira é considerada como uma das principais premiações do mundo de ciências para pré-universitários. Ela aconteceu em maio deste ano, nos Estados Unidos. A distinção veio acompanhada de um prêmio no valor de R$ 3 mil dados pela Isef e um outro prêmio bastante inusitado: um asteroide será batizado com o seu nome.

Além disso, com a premiação, a jovem brasileira passa a ser credenciada para participar da cerimonia de entrega do Prêmio Nobel na Suécia.

Brasileira ganha prêmio principal em feira de ciências internacional

Juliana é recém-formada no curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante os projetos de ciência, acabou desenvolvendo uma pesquisa para criação de sacolas feitas através de um produto sustentável. Juliana, depois de formada no ensino médio, agora pensa em seguir a carreira na área de química.

A feira contou com a participação de cerca de 2 mil estudantes do ensino médio de 80 países diferentes.