O Brasil registrou um aumento na quantidade de crianças que estão matriculadas no período letivo conhecido como pré-escola. Os números levam em consideração todos os dados e que foram recolhidos nos últimos 10 anos. De acordo com os registros, no ano de 2005 eram 72,5% das crianças matriculadas na pré-escola, contra 89,1% das crianças matriculadas no ano de 2014.

Brasil tem mais crianças matriculadas na pré-escola 2

Vale lembrar que a universalização das matrículas das crianças na pré-escola está entre as metas estabelecidas pelo governo, sendo que inclusive consta na legislação a obrigação de estados e municípios garantir a matrícula escolar para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade.

De acordo com a análise feita por Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Todos pela Educação, está análise de uma década é muito importante, uma vez que quando estes números são analisados ano a ano acabam se tornando realmente bastante tímidos.

“A notícia de que crescemos quase 17 pontos percentuais na educação infantil é muito boa porque esta é uma etapa fundamental na vida da criança e pode ter reflexos em todo o seu percurso escolar”, declarou Ricardo.

Fora da escola

Brasil tem mais crianças matriculadas na pré-escola

Os dados também mostram crescimento na quantidade de alunos jovens matriculados, levando em consideração a idade de 4 a 17 anos. No ano de 2005 a porcentagem era de 89,5%, já no ano de 2014 passou para 93,6%. Mesmo assim, o Brasil ainda possui 2,8 milhões de crianças e jovens fora da escola.

O grande problema com relação ao acesso e a matrícula de jovens nas escolas ainda e o ensino médio, considerado como um gargalo. É o único que apresenta flutuações, com números porcentuais aumentando e diminuindo. Em 2005, 78,8% dos jovens de 15 a 17 anos estavam matriculados no ensino médio. Em 2013, o índice subiu para 83,3% e em 2014, caiu para 82,6%.