O Brasil conseguiu levar a medalha de ouro na Olímpiada Internacional de Economia, em sua edição deste ano de 2019. A competição aconteceu em São Petersburgo, na Rússia e confirmou o bom momento que os brasileiros estavam conseguindo na competição. No ano passado, o país tinha conseguido ficar em 2º lugar.

Brasil ganha medalha de ouro na Olímpiada Internacional de Economia 2019

A equipe que conseguiu ficar em 1º lugar na competição era composta por Guilherme Pita, 17 anos, Guilhermo Cutrim, 17, Rafael Akira Ferro, 16, Victor Cortez, 18, e Vinícius Alves Teixeira, 18. Juntos, eles contabilizaram cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.

A Olímpiada contou com a participação de equipes de 24 países diferentes e cinco continentes. No caso do Brasil, a seleção foi feita a partir da equipe vencedora da Olímpiada Brasileira de Economia (OBECON), que contou com três etapas, sendo a primeira online. De acordo com os dados revelados pelos organizadores, cerca de 3,5 mil estudantes participaram da OBECON 2019.

Segundo Rafael Carlini, vice-coordenador acadêmico da OBECON e medalhista de ouro na IEO 2018, o torneio brasileiro teve como objetivo colocar os estudantes em um degrau acima do nível de questões que eles enfrentariam na competição na Rússia, para que eles se sentissem confiantes e tivessem performance excepcional.

Brasil ganha medalha de ouro na Olímpiada Internacional de Economia 2019

“A participação em olimpíadas, mais do que uma competição, é uma jornada de descobrimento das próprias aptidões e paixões. Essa experiência representa uma oportunidade de se desafiar e ir além daquilo que é ensinado nas escolas. É uma experiência muito edificante,” afirmou Carlini.

Para participar da competição os estudantes tinham que garantir conhecimento em três áreas: Teoria Econômica, Finanças e Business. Os testes traziam questões relacionadas a teoria, mas também tinham cases que simulavam situações reais, com problemas que precisavam ser resolvidos pelos estudantes.