Foram divulgados nesta semana os dados referentes ao Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelo segundo ano consecutivo, o censo acabou apontando uma queda na quantidade de novos estudantes na educação pública do país.

Brasil apresenta redução no número de alunos em instituições públicas de nível superior

De acordo com os números que foram divulgados, ao longo do ano de 2019 houve o ingresso de 3,6 milhões de novos estudantes em graduações espalhadas por todo o território nacional. Deste total, 84,6% entraram em um curso de instituição privada, enquanto só 15,4% ingressaram no ensino público.

Em relação aos mesmos dados que foram apresentados no ano passado, o censo mostra uma queda de 3,7% nas matriculas dos estudantes de nível superior na rede pública de ensino. Por outro lado, os dados apresentam um aumento na quantidade de alunos que fizeram novas matriculas na rede privada superior de 8,7%.

Essa queda de estudantes em instituições públicas já havia sido registrada em 2017/2018, assim como o aumento dos alunos de graduação de instituições privadas (confira no gráfico). Além disso, na última década a rede privada cresceu 87,1%, enquanto a rede pública cresceu apenas 32,4%.

Um dos fatores que acabam mais puxando os aumentos nos matriculados na rede privada é o crescimento do ensino a distância no mercado brasileiro, especialmente no ensino superior. Em 2019, mais de 2,4 milhões de estudantes se matricularam em graduações EaD. Dentro do número, 93,6% optaram pela realização do curso em instituição privada e somente 6,4% escolheram o ensino público.