Estão abertas as inscrições para o cursinho do Programa Universidade para Todos (UPT), sediada no estado da Bahia. O objetivo do cursinho é oferecer vagas tanto para os estudantes que pretendem fazer o Enem quanto também para o Vestibular. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de novembro, e os candidatos não precisam pagar nada para concorrer.

Bahia oferece cursinho gratuito com 12 mil vagas

As inscrições devem ser feitas através do site da UPT.

O cursinho é voltado aos alunos que atualmente estão no 3º ano do ensino médio de escolas estaduais ou municipais. Além disso, o cursinho também pode ser feito por pessoas que já terminaram o ensino médio em instituições públicas do Estado da Bahia. O cursinho acontece em parceria com a Uneb, UEFS, Uesb, UESC e UFRB para contribuir com o ingresso de estudantes da rede pública ao ensino superior. Serão oferecidas 12.105 vagas.

Para participa, os alunos deverão concorrer em uma seleção, que levará em consideração o aproveitamento das médias finais obtidos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao longo do ensino médio.

As aulas serão ofertadas entre os meses de novembro e abril, com os candidatos utilizando os recursos digitais e tecnológicos disponíveis para que possam ter aulas em casa. A, carga horária recomendada será de 6 horas diárias de estudos. Também haverá concurso de redação, simulados, aulões virtuais interdisciplinares entre outros.

Bahia oferece cursinho gratuito com 12 mil vagas

Todos os candidatos que forem aprovados terão que acompanhar o conteúdo das aulas através de um sistema virtual, onde serão acompanhados e monitorados diariamente. Enquanto estivermos na pandemia, a previsão é de que as aulas sejam somente nesta modalidade virtual. Mas, no decorrer do processo, existe a possibilidade de retomada das aulas presenciais.

Todos os estudantes selecionados recebem material gratuito, uniforme e isenção da taxa de inscrição em vestibulares das universidades estaduais em caso de frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.