Os estudantes do estado de São Paulo terão um novo processo seletivo em breve para entrar na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Conselho Universitário da instituição, os alunos do Ensino Médio poderão fazer o chamado Provão Paulista. Essa será a avaliação seriada, que será feita pelos estudantes ao longo do Ensino Médio.

Avaliação seriada da USP deve começar para ingresso em 2024

A decisão que foi tomada pelo Conselho estabeleceu que a USP deverá estabelecer um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para que seja possível viabilizar uma avaliação seriada, seguindo os moldes de outras instituições e regiões que já promovem seleções dessa forma.

Como acontece em todas as avaliações seriadas, o processo seletivo deverá ser feito pelos alunos ao longo dos três anos do Ensino Médio, sendo que os alunos deverão fazer uma prova por ano. A previsão é de que sejam destinadas 1.500 vagas abertas na USP através dessa forma específica de seleção, incluindo uma parte destinada as cotas para estudantes negros, pardos ou indígenas.

Avaliação seriada da USP deve começar para ingresso em 2024

Além disso, outras instituições do estado de São Paulo também devem aderir ao Provão Paulista, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista.

A prova, neste formato, deve ser aplicada aos 360 mil estudantes matriculados no último ano do ensino médio das escolas da rede pública de São Paulo. Nos próximos anos devem ser incluídas as provas para os alunos dos outros anos, até que, na implementação completa, poderão participar somente os alunos que fizerem as três provas, uma por ano.

Um dos principais objetivos, com a implementação dessa forma de seleção, é conseguir aumentar o interesse dos alunos da rede pública pelos cursos da USP e também das outras universidades, que são consideradas como referencias não apenas no Brasil como também em outras partes do mundo.