O Ministério da Educação divulgou nesta semana que está autorizando a abertura de uma série de vagas em cursos de nível superior, em diferentes níveis. De acordo com as informações que constam no decreto do Diário Oficial da União, estão sendo autorizadas mais 4.953 vagas, sendo que elas estão espalhadas em 41 instituições espalhadas pelo Brasil inteiro.

Autorizada abertura de 5 mil vagas em cursos superiores

As vagas estão sendo abertas em 24 cursos de bacharelado, 17 tecnológicos e nove licenciaturas. O texto que consta na portaria, publicada nesta terça (27) no Diário Oficial da União afirma que as instituições ainda deverão protocolar o pedido de reconhecimento dos cursos para que sejam validadas todas as formações.

Portanto, apesar da abertura das vagas estarem sendo autorizadas agora por parte do MEC, a abertura efetiva delas vai depender sempre das instituições, que devem seguir determinados protocolos e ainda podem escolher a partir de qual semestre elas estarão sendo, de fato, oferecidas.

Autorizada abertura de 5 mil vagas em cursos superiores

Dentre os cursos que estão tendo novas vagas autorizadas pelo MEC estão arquitetura, direito, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia e odontologia, todos eles na modalidade de bacharelado. Já os cursos de licenciatura são de para as formações em letras, matemática, pedagogia e teatro.

Por último, o Ministério da Educação também está autorizando a abertura vagas em cursos tecnológicos de comunicação institucional, design de interiores, gastronomia, gestão pública, gestão financeira, gestão de qualidade, marketing e segurança no trabalho.