Na última semana aconteceu na cidade de São Paulo a 23ª Bienal do livro, um dos maiores eventos literários da América Latina. Passaram pela capital paulista uma grande quantidade de escritores e autores que fazem sucesso junto ao seu público. E um segmento que esteve bem representado no evento foi o dos autores que escrevem para um público mais jovem, especialmente os adolescentes.

Autores de livros para adolescentes revelam truques para um bom texto

Durante a conversa que os autores tiveram com a imprensa no evento, muitos deram algumas dicas interessantes para os jovens que estão querendo apresentar um texto melhor. Mesmo aqueles que não querem seguir a carreira de escritores, uma boa redação é fundamental para aqueles que desejam conseguir uma vaga no ensino superior.

Listando conteúdos

Para a Babi Dewet, autora da trilogia “Sábado à Noite”, é fundamental que os alunos tenham uma estratégia na hora de escrever. Um bom começo, de acordo com a opinião da escritora, é listar o conteúdo principal que será desenvolvido durante a redação. A partir desta lista fica mais fácil preencher o “miolo” que vai fazer com que os assuntos e as ideias tenham coerência.

Importância do rascunho

Autores de livros para adolescentes revelam truques para um bom texto 2

Outra dica fundamental para o desenvolvimento de uma boa redação, de acordo com Paula Pimenta, autora da série de livros “Fazendo meu Filme”, é usar e abusar do rascunho. Nenhum texto vai sair perfeito na primeira tentativa. Com isso em mente, os alunos devem fazer a sua primeira versão da redação como se realmente fosse um rascunho. A partir desta primeira tentativa os estudantes terão uma base que vai ajudar nas próximas tentativas.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida dos jovens, isso é um fato. Então, a dica de Leonardo Alkmin, autor do livro “Paralelos”, é treinar a sua escrita utilizando justamente as redes sociais como uma espécie de laboratório de experimentos. A ideia é tentar expressar ideias e sentimentos mais profundos nas redes. Desta forma o aluno vai treinando sua escrita, ao mesmo tempo que vai treinando o seu modo de pensar sobre as coisas de um modo geral.