Cada vez mais, o ensino superior deixa de ser um ambiente somente formado por alunos jovens. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Quero Bolsa, plataforma na internet para inclusão de estudantes no ensino superior, no ano de foram 73.048 alunos com mais de 50 anos que ingressaram no primeiro ano do ensino superior.

Aumenta quantidade de estudantes de faculdades com mais de 50 anos

Ainda de acordo com os dados, grande parte deste publico mais velho acaba escolhendo pela modalidade de ensino a distância, que permite que as pessoas cursem grande parte da carga horaria do curso em casa, diante de um computador, comparecendo apenas de vez em quando na instituição presencial.

A empresa responsável pela pesquisa baseou o estudo no Censo de Educação Superior 2017, realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao Ministério da Educação, e divulgado recentemente.

Aumenta quantidade de estudantes de faculdades com mais de 50 anos

Contanto com o período de 2010 até 2017, a quantidade de alunos com mais de 50 anos ou mais que começaram seus estudos cresceu 73,6%. Quando o estudo analisa as modalidades de ensino escolhidas, a procura por cursos EaD por este publico aumentou 162% entre este público, contra 9,82% da modalidade presencial.

Um dos principais motivos pela escolha do ensino superior na modalidade EaD é o preço, que acaba sendo muito mais acessível do que as faculdades que oferecem curso na modalidade presencial. Além disso, os cursos a distância permitem que o publico dessa faixa de idade consiga continuar trabalhando, uma vez que os horários são bem mais flexíveis.