Foram anunciadas, nesta semana, mais duas universidades federas localizadas na região Nordeste do Brasil. A criação das instituições foi sancionada pelo presidente da república, Michel Temer, e se chamam: Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

Anunciadas mais duas universidades federais no Nordeste

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, a criação das duas instituições acaba sendo o resultado do desmembramento de outras duas universidades. A UFDPar nasce da Universidade Federal do Piauí (UFPI), enquanto a Ufape surge da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Portanto, todos os alunos que estão matriculados nas instituições originários, bem como o quadro de funcionários, acabam sendo transferidas para as instituições novas.

A UFDPar será formada a partir do campus da UFPI da cidade de Parnaíba e a Ufape terá como base o campus Garanhuns da UFRPE, localizado nessa cidade do Agreste pernambucano. O processo de implementação dura, em média, cinco anos, mas em 2018 as novas universidades devem contar com orçamento próprio.

Anunciadas mais duas universidades federais no Nordeste

Na Ufape, os estudantes contarão com os seguintes cursos oferecidos: Agronomia, Ciências da Computação e Zootecnia (bacharelados); Engenharia de alimentos; Letras e Pedagogia (licenciaturas) e Medicina Veterinária.

Já na UFDPar serão oferecidos os cursos de Administração, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências econômicas, Ciências Sociais, Educação física, Engenharia de Pesca, Fisioterapia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Medicina, Psicologia, Teologia e Turismo.