Os estudantes que precisam de ajuda para pagar as mensalidades das suas universidades tiveram que buscar novas alternativas com as alterações nas regras do Fies, bem como com a redução da oferta de crédito através do programa oficial para o governo. Os alunos ou seus responsáveis tiveram que ir atrás de crédito privado para continuar seus estudos.

Alunos estão buscando mais crédito privado com redução do Fies 2

De acordo com os dados que foram divulgados pelo Semesp (das Mantenedores de Ensino Superior), o número de estudantes mantidos pelo FIES durante o a no ade 2016 deverá ficar em 330 mil neste ano de 2016, contra 700 mil registrado no ano de 2014. Por outro lado, nas instituições que oferecem crédito educativo privado, o número cresceu.

Em uma das grandes empresas que oferecem este tipo de crédito para os alunos, a Ideal Invest, a concessão de financiamento para custear a mensalidade da universidade cresceu cinco vezes nos últimos 12 meses. Já na Fundacred o número de concessões quase dobrou nos três primeiros meses deste ano de 2016, com alta de 97%.

A tendência do mercado é que outras instituições de financeiras que ainda não possuem produtos ou programas específicos para este tipo de cliente comecem a oferecer crédito estudantil ao longo do ano. E a grande maioria das empresas que já oferecem decidiram aumentar suas linhas de crédito.

Cuidados

Alunos estão buscando mais crédito privado com redução do Fies

Com a redução da oferta do Fies, os estudantes devem tomar cuidado ao adquirir crédito particular. Antes de mais nada, é preciso fazer as contas para saber qual será o total da dívida ao final do curso, levando em consideração que as taxas de juros são maiores no sistema privado.

Além disso, os alunos devem ficar atentos ao prazo de cobrança, uma vez que grande parte das instituições financeiras privadas começam a enviar os boletos para pagamento no mês seguinte ao da formatura.