A partir do ano de 2015 os estudantes da rede estadual de ensino em São Paulo dos primeiros anos do ensino fundamental poderão ter a opção de fazer a sua matrícula em escolas de turno integral. De acordo com as informações que foram confirmadas pela Secretaria de Educação do estado de SP, serão 17 escolas que vão oferecer este programa de ensino a partir do próximo ano.

A estimativa inicial da secretaria de educação do estado é de beneficiar diretamente pelo menos 5 mil alunos nesta primeira fase de implementação das escolas de turno integral na rede pública estadual. Os estudantes terão um total de 8 horas e meia de jornada de estudos durante o dia inteiro.

Até o momento a rede pública de ensino do estado de SP oferece algumas opções de escolas de tempo integral, mas apenas para os que frequentam os anos finais do ensino fundamental e algumas escolas de nível médio.

Espaço físico

Alunos dos primeiros anos do ensino fundamental terão opção de escola integral em SP 2

A Secretaria de Educação do estado de São Paulo também informou que vai realizar uma série de obras nas escolas que passarão a oferecer o turno integral para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de fazer uma readequação do espaço. O objetivo será transformar todos os ambientes dos estudantes, desde as salas até os refeitórios, passando pelas brinquedotecas e parques, se transformem em ambientes de conhecimento.

Já os professores que vão atender os estudantes neste regime de turno integral de 1ª a 5ª série contarão com um contrato de dedicação integral para aquela escola, além de direito a uma gratificação de até 75%.