Uma pesquisa feita entre estudantes de instituições privadas de nível superior no Brasil revela que no futuro esperam que as universidades sejam mais focadas no emprego. De acordo com o resultado do levantamento, os jovens estão cada vez mais preocupados com a concorrência e deseja que as faculdades preparem melhor os profissionais para enfrentar o mercado de trabalho.

h

A Pesquisa foi feita pela Zogby Analytics, com o objetivo de descobrir o que as universidades deveriam mudar nos próximos 15 anos e como elas deveriam fazer este processo de transição, de acordo com a opinião dos próprios estudantes.

A grande maioria dos estudantes brasileiros, 78%, afirma que a universidade do futuro deverá ensinar habilidades que sejam mais focadas na carreira que cada um está seguindo. A pesquisa foi feita com 4,3 mil estudantes de universidades brasileiras.

Além disso, 64% dos estudantes afirmaram que desejam uma maior participação dos empregadores na criação dos currículos dos cursos e no planejamento das estratégias de ensino, afirmando que isso será um diferencial na hora de chegar no mercado de trabalho.

Preocupação com dinheiro

alunos universidade 2

A pesquisa também mostra que os estudantes universitários brasileiros estão muito preocupados em como vão conseguir ganhar dinheiro quando sair das salas de aula, afirmando que as universidades deveriam ensinar a “realmente como os profissionais podem ganhar dinheiro”.

Os estudantes brasileiros parecem estar antenados com o resto do mundo, já que a pesquisa também foi realizada em 37 instituições de outros 21 países, e na grande maioria dos resultados locais os estudantes também se mostraram preocupados com a questão do preparo para o mercado de trabalho.