Os estudantes do estado do Ceará continuam fazendo bonito em algumas das principais seleções que acontecem no Brasil inteiro. Os estudantes de Fortaleza representam 36,7% de todos os aprovados para as vagas que foram abertas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A seleção é considerada como uma das mais difíceis do país.

Alunos de Fortaleza representam 36% dos aprovados no ITA

De acordo com o levantamento que foi divulgado pelo ITA, das 1.478 vagas disponibilizadas no vestibular entre 2012 e 2022, 543 foram de estudantes que se matricularam na capital cearense.

Além do vestibular promovido pelo ITA, a seleção promovida pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) também identifica altos índices de aprovação no estado. De acordo com dados do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) apontou que o Ceará tinha média de aprovação de 30% a cada concurso da instituição realizado até 2017.

A cidade de Fortaleza é que mais conseguiu aprovar alunos do país em oito dos últimos anos quando levadas em consideração apenas as seleções feitas pelo ITA. Em 2017, 2019 e 2020, a capital cearense ficou atrás apenas de São José dos Campos, em São Paulo, sede do Instituto.

Alunos de Fortaleza representam 36% dos aprovados no ITA

Para se ter uma ideia do impacto e dos altos níveis de eficiência dos alunos de Fortaleza, no curso mais concorrido para candidatos da Ativa e da Reserva, o de Engenharia Aerospacial, teve 61 alunos da cidade conseguindo uma das 150 vagas que foram disponibilizadas.

De acordo com entrevista concedida por Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE, ao portal G1, o sucesso do estado nos números de aprovações no ITA e no IME é resultado de uma “vocação do Ceará” para educação.

“Os gestores cearenses têm sangue no olho”, afirmou. Para ela, a relação do estado com o ITA vem de berço — a instituição foi fundada pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho, natural de Fortaleza — e se mantém com o tempo. “Se quiser encontrar o cearense, é só buscar no ITA que encontra”, completou.