Uma faculdade particular sediada em Santa Maria, uma das maiores cidades do interior do Rio Grande do Sul, tomou uma atitude um tanto quanto polemica. Ela teria impedido a rematrícula de alguns alunos por terem feito críticas contra a instituição em redes sociais. De acordo com a denúncia feita por estudantes da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA RS), pelo menos 20 pessoas estariam nessa situação.

Uma das postagens que teriam causado este desentendimento entre os alunos e a instituição estava relacionado a demissão de um dos profissionais que dão aula na faculdade. Os estudantes afirmam que a instituição trocou o professor sem dar qualquer tipo de explicação para os alunos. “Estou muito triste com esta situação, pois estou cursando Psicologia em uma instituição na qual os acadêmicos não são ouvidos, suas necessidades são ignoradas”, diz trecho do texto.

A estudante que postou o comentário afirmou que dias depois recebeu um e-mail afirmando que a sua rematrícula seria suspensa. Mas ela afirma que não recebeu qualquer tipo de informação relacionada aos motivos que levaram a faculdade a fazer isso. Mas, depois, descobriu que outros estudantes que tinham compartilhado a mensagem também tiveram a sua rematrícula suspensa.

Resposta

A direção da Faculdade Integrada de Santa Maria confirma que abriu procedimentos administrativos contra nove estudantes que teriam enviado e postado mensagens que seriam mais ofensivas, com palavras grosseiras. A faculdade afirma que tem todo o conteúdo das mensagens guardados e que vai anexar ao processo, mas que elas teriam sido apagadas das redes sociais pelos próprios alunos.

Os representantes da instituição afirmaram que estes alunos estavam denegrindo a imagem da instituição, dos professores e também dos diretores. AS investigação deve terminar em 10 dias, e caso os estudantes não sejam punidos, poderão fazer sua rematrícula até o dia 20 de fevereiro.