Na última semana aconteceu a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês) realizada na África do Sul e o Brasil conseguiu cinco medalhas através dos seus representantes que haviam vencido as etapas regionais do tradicional concurso. Foram três medalhas de prata e duas de bronze.

Em toda a edição da competição a organização faz um ranking geral com o desempenho dos países e dos seus estudantes. Neste ano o brasil conseguiu ficar na 34º posição, com 122 pontos. A equipe que conseguiu ficar melhor colocada foi a China, que conseguiu uma pontuação total de 201 pontos. Estados Unidos ficou em segundo lugar e Taiwan ficou em terceiro.

Pela primeira vez na história da competição a etapa mundial foi realizada em um país do continente africano. De acordo com as informações que foram divulgadas no balanço do evento, a edição de 2014 conseguiu um recorde em termos de número de participantes. Foram 109 países participantes e 582 competidores.

Desempenho brasileiro

Alunos brasileiros conseguem cinco medalhas na Olimpíada de Matemática na África 2

Dentre os brasileiros que conseguiram a classificação para a etapa internacional da olimpíada, Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, tiveram o melhor desempenho da equipe brasileira, garantindo as medalhas de prata. Já Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo, voltaram ao país com as medalhas de bronze. O aluno Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro, recebeu uma menção honrosa.