O ensino a distância está crescendo muito no Brasil, especialmente com o notável aumento de ofertas dos cursos de bacharelados e tecnológicos que passaram a fazer parte do conjunto de cursos oferecidos ao lado dos cursos de licenciaturas. Mas mesmo com o aumento do número de ofertas e também com o aumento de estudantes, muitos alunos ainda demonstram uma certa resistência na modalidade.

shutterstock_8691916

De acordo com os dados que constam em um relatório feito pela consultoria Hoper Educação, de 2009 até o ano de 2012 houve um crescimento de 38,2% nas ofertas de cursos de bacharelado. Já os cursos de nível tecnológicos, no mesmo período, cresceram 75%. Já os tradicionais cursos de licenciatura cresceram apenas 19,3%.

Novas demandas

De acordo com a análise da consultoria, este aumento das vagas dos cursos de bacharelado e tecnológicos estão diretamente relacionados a novas demandas dos estudantes como um todo, já que o perfil dos estudantes de EaD está mudando no Brasil.

sistema-de-ensino-a-distancia

No começo existiam muitos estudantes que eram das cidades do interior, e que faziam as faculdades a distância justamente por não conseguir ir até uma universidade tradicional. Hoje em dia as pessoas que moram nas grandes cidades também passaram a procurar os cursos a distância, por basicamente dois motivos: tempo de deslocamento, que em grandes cidades como São Paulo pode representar um tempo de viagem equivalente ao trajeto interior – capital, e também os preços menores oferecidos pelo mercado.

Resistência

Um outro dado apontado pelo relatório e que ainda representa um problema do meio acadêmico que precisa ser resolvido está relacionado a resistência dos estudantes e do próprio mercado de trabalho em relação aos diplomas EaD. Cursos tradicionais, como engenharia, que já podem ser encontrados na modalidade EaD, acabam encontrando uma resistência nas empresas, que preferem contratar os alunos dos cursos presenciais.