Está aberto a partir deste dia 1º de abril o período destinado aos candidatos que desejam solicitar a gratuidade na inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2019. De acordo com as informações que constam no cronograma oficial da seleção, os candidatos devem se inscrever até o próximo dia 10.

Aberto período para pedido de isenção da taxa no Enem 2019

O pedido de isenção deve ser feito através do site do Enem.

Ausência

Também está aberto o período no qual os candidatos devem justificar sua ausência no Enem 2018. Este procedimento deve ser feito de forma obrigatório para as pessoas que ganharam a isenção no ano passado, mas que, por algum motivo, não compareceram aos dois dias do exame. Somente com a justificativa aceita os candidatos poderão solicitar uma nova isenção.

A justificativa deve ser dada através deste site.

Quem pode pedir

Aberto período para pedido de isenção da taxa no Enem 2019

A isenção será concedida para os estudantes que se encaixarem em, pelo menos, uma das seguintes categorias:

• Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Resultado

Os estudantes que forem contemplados com a isenção no pagamento dessa taxa poderão ser conferidos a partir do dia 17 de abril. Aqueles que não conseguirem poderão entrar com pedidos de recursos entre os dias 22 e 26 do mesmo mês, através do mesmo portal. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 2 de maio.