Já estão disponíveis para preenchimento as inscrições para o processo de seleção 2017-2018 da Universidade Federal do Paraná a UFPR, poderão ser realizadas estas inscrições entre as datas de 16 de agosto a até 14/09, haverá ainda uma seleção com produção textual no dia 27, para cursos com provas específicas e de habilidades específicas.

Abertas inscrições para vestibular 2018 da UFPR

Novidades do processo de seleção

Quanto as novidades do processo de seleção 2017/2018, podemos citar que estas envolvem os cotistas. A primeira delas é que a banca que valida os termos de autodeclaração dos candidatos que devem disputar vagas reservadas para negros, pardos e indígenas, conforme a lei de número 13.409/16 deverá atuar entre a primeira e a segunda fase do processo. Isto possivelmente deverá ocorrer entre as datas de 20 a 24 de novembro. No processo de seleção anterior, a banca divulgou a atuação na fase de registro acadêmico e matrícula dos candidatos em janeiro, e também possivelmente nas chamadas complementares.

Outra novidade é a disponibilização de oportunidades para pessoas que possuem deficiência, nos termos da lei de número 13.409/2016. As vagas estão entre as 50% já reservadas através da lei de número 12.711/2012. Para concorrer a este processo, o candidato deverá ter cursado de forma integral o ensino médio nas escolas públicas.

Abertas inscrições para vestibular 2018 da UFPR

Os coordenadores do Núcleo de concursos, apontam que estas mudanças com relação as épocas de ocorrência de bancas validadoras acabam tornando este processo de seleção realizado de forma mais justa. Desta forma é feita a autodeclaração entre as 1ª e a 2ª fases, dependendo da nota da primeira fase, será possível mudar o candidato de categoria já neste momento. Desta forma ele não perderá a chance de concorrer com seu termo de autodeclaração que não foi aceito.

Os valores de taxa de inscrição ficam em R$ 120, e os candidatos poderão contar com maiores informações através do site.