O PROUNI – Programa Universidade para Todos já está com as inscrições em aberto para vagas remanescentes do primeiro semestre de 2016 desde o dia 23 de março. Os candidatos interessados precisam se inscrever através do portal do Prouni. O prazo de inscrição deverá ocorrer até o dia 31/03.

ProUni 2016

É interessante citar que o MEC não divulgou o total das bolsas remanescentes. Com isto, neste primeiro semestre foram ofertadas mais de 203 mil bolsas de estudo nas universidades particulares, houve uma queda de 4% em relação ao ano passado. Em total, mais de 550 mil pessoas se inscrevem.

Conforme o ministério, as bolsas remanescentes não possuem um efeito retroativo, ou seja, elas possuem validade a partir da data de emissão do seu correspondente Termo de Concessão.

Devem participar do processo de seleção todos os estudantes que forem egressos do ensino médio em rede pública de ensino, estudantes egressos de rede particular desde que na condição de bolsistas integrais da própria escola, estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino. Em algumas situações não é necessário a comprovação de renda.

Requisitos para participar do processo não param por aí

Além de todos os requisitos citados acima, é necessário ter participado do Enem 2015 e obtido um mínimo de 450 pontos em média nas notas do exame. Quem contar com a nota de redação zerada, não pode se inscrever neste processo.

Todos os estudantes devem ser classificados conforme a nota adquirida no Enem, além disto, os candidatos poderão ser selecionados somente para uma das opções de curso onde se inscreveram, respeitando desta forma uma ordem de preferência. Em uma situação de empate, serão classificados aquele que tiver uma maior nota nesta ordem em redação, linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.