Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. De acordo com as informações que foram divulgadas, as inscrições seguem abertas até o dia 21 de novembro próximo.

Abertas inscrições para seleção Enem-Unicamp 2020

As inscrições devem ser feitas através do site da Comvest.

Para este processo seletivo, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30. Já os candidatos que participaram do processo seletivo vestibular tradicional 2020 poderá se inscrever pagando apenas o valor de R$ 15. Caso o candidato tenha sido beneficiado com a isenção de taxa no Vestibular da Unicamp, também estará isento na seleção via Enem.

Vagas

Através deste processo eletivo serão oferecidas 639 vagas. Essa quantidade de vagas representa 20% do total das oportunidades que foram oferecidas pela instituição para o ano de 2020. Elas foram divididas em 3 categorias:

Abertas inscrições para seleção Enem-Unicamp 2020

– 50% para quem fez todo o ensino médio ou EJA em escolas públicas (ou tem certificado pelo Enem ou Encceja);

– 25% para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente da formação);

– 25% para estudantes de escolas públicas que se declarem pretos, pardos ou indígenas.

Seleção

Os candidatos que optarem por participar da seleção através do Exame Nacional do Ensino Médio poderão escolher entre as notas obtidas nos exames de 2018 ou de 2019. A previsão é de que os classificados na 1ª chamada devem ser conhecidos no dia 10 de fevereiro. Neste mesmo mês existe a previsão de divulgação de mais 3 chamadas, nos dia s13, 18 e 21 de fevereiro, além de uma 5ª chamada prevista para o dia 4 de março.