Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do da Seleção Seriada (SASI) 2022 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). De acordo com o cronograma oficia divulgado pela instituição de ensino, os interessados em participar devem se inscrever até o dia 10 de agosto, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 115.

Abertas inscrições para SASI da UFVJM (MG)

Neste processo seletivo serão oferecidas 654 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• Campus Diamantina: 396 vagas
  • Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni: 150 vagas
  • Campus da Janaúba: 60 vagas
  • Campus de Unaí: 48 vagas

Metade de todas as vagas abertas neste processo seletivo serão destinadas a candidatos oriundos da rede pública de ensino. Dentro desta fatia, ainda existem cotas específicas para alunos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição.

Como é a SASI

Abertas inscrições para SASI da UFVJM (MG)

A SASI funciona como um Vestibular Seriado, que outras instituições costumam ter como processo seletivo. Os estudantes fazem provas ao final dos dois primeiros anos do ensino médio, sendo que estas duas notas acabam sendo somadas a nota tirada pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aqueles candidatos que se inscreverem para fazer as provas das duas primeiras etapas  deverão se apresentar no dia 23 de outubro em 26 cidades situadas no interior do estado de Minas Gerais.

As provas serão compostas por 45 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia.

Já a 3ª nota será o Enem deste ano, que está marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Os candidatos precisam tirar notas acima de 300 pontos em todas as áreas do ENEM para que sua nota seja aceita neste processo seletivo.

Cada uma das provas do ENEM conta com peso específico conforme o curso de graduação. Para os candidatos que vão tentar uma vaga no curso de medicina, por exemplo, as provas de redação e de ciências da natureza têm peso 3, enquanto que as demais provas acabam tendo peso 2.