Estão abertas as inscrições destinadas aos interessados em participar do Processo Seletivo (Prosel) realizado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) referente as vagas que serão abertas para o ano de 2019. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos poderão se inscrever diante do pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 60.

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da UEPA. Para participar deste processo de seleção, todos os candidatos devem ter obrigatoriamente feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2018. Não haverá prova vestibular própria neste processo seletivo.

Os candidatos poderão solicitar o benefício de isenção da taxa de inscrição, que será oferecido para todos os estudantes de escolas públicas do estado do Pará, pessoas que sejam inscritas no CadÚnico e também pessoas que tenham a algum tipo de deficiência. Os interessados devem solicitar a isenção até o dia 19 de outubro, e a lista com os homologados deve ser publicado no dia 23 seguinte.

A UEPA oferece 3.610 vagas neste Prosel. As oportunidades se dividem em 1.606 para Belém (capital) e 2.004 distribuídas por para Marabá, Altamira, Conceição do Araguaia, São Miguel do Guamá, Igarapé-Açú, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Cametá, Vigia de Nazaré, Castanhal, Paragominas e Salvaterra.

Todos os cursos terão sua avaliação pelas notas do Enem 2018. As graduações de Música e Libras contam, ainda, como as provas habilitatórias. As provas habilitatórias de Música serão realizadas em 2 e 3 de dezembro, enquanto os candidatos de LIBRAS terão esta etapa somente no dia 2. Os habilitados terão seus nomes divulgados em 11 de dezembro, havendo dois dias para recursos.

A lista com os aprovados neste processo seletivo ainda não tem data para ser divulgada.