Estão abertas as inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), edição 2018. Apesar de ser um concurso que avalia trabalhos feitos por alunos, as inscrições devem ser feitas somente por professores, e o prazo final para submeter os projetos é dia 17 de agosto.

Abertas inscrições para Olímpiada de Saúde e Meio Ambiente

A Obsma é uma olimpíada que acontece a cada dois anos, abertas para professores e alunos da rede básica de ensino, tanto do setor público quanto também da rede privada. A ideia central dessa olimpíada é estimular projetos, atividades e também ações educativas ligadas tanto a saúde quanto ao meio ambiente.

As inscrições dos projetos devem ser feitas de acordo com as diferentes categorias, como ensino fundamental II (que compreende do 6º ao 9º ano) e ensino médio (incluindo também os trabalhos feitos pelos alunos de Educação para Jovens e Adultos). Podem ser apresentados projetos nos formatos de produção textual, projeto de ciências e audiovisual.

A Obsma deixa a temática livre dos projetos, para que os estudantes e os professores tenham mais liberada para inscrever seus trabalhos. Mas é preciso comprovar que as atividades do projeto em si estão diretamente relacionada ao campo da saúde ou ao campo do meio ambiente. Também é preciso comprovar que o trabalho foi desenvolvido entre os anos de 2017 e 2018.

Os 36 melhores trabalhos inscritos na Obsma ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro. Estudantes e professores participarão de atividades científicas na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).