Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pela organização do evento, as inscrições seguem abertas até o dia 23 de abril. O valor da taxa de inscrição para equipes de escolas públicas é de R$58,00. Já para turmas de escolas particulares, R$118.

Abertas inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2021

As inscrições devem ser feitas através do site da ONHB.

Assim como acontece em todos os eventos deste formato, as competições acontecem entre equipes, e cada equipe sempre deve ter pelo menos um professor de história que será o responsável, e maios três alunos. As inscrições devem ser feitas por este professor líder de cada uma das equipes.

Neste ano, em função da pandemia de Covid-19, todo o evento vai acontecer de forma online. Segundo a coordenadora da ONHB e professora da Unicamp, Cristina Meneguello, essa medida é necessária por causa do momento atual de pandemia.

Abertas inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2021

“Neste momento, não temos segurança sanitária para planejar uma final presencial com a reunião de mais de mil pessoas. Vamos acompanhar o desenrolar desta questão ao longo do ano”, comenta.

Ao todo, a ONHB terá um total de seis fases. A previsão é de que elas comecem no dia 3 de maio, e devem terminar apenas no dia 12 de junho. Em cada uma das fases, as equipes terão que responder questões de múltipla escola e fazer algumas tarefas. As atividades poderão ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do processor, etc.

Os aprovados para a fase final devem ser divulgados no dia 17 de junho. Todas as equipes receberão certificados. Os grupos que forem para a fase final também contarão com medalhas de ouro, prata, bronze e “cristal” e troféus para as escolas.