Foram abertas as inscrições para os interessados em participar da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2), uma iniciativa do Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. De acordo com as informações oficiais, os interessados devem se inscrever até o dia 9 de setembro.

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira do Oceano 2022

As inscrições devem ser feitas através deste formulário.

Podem participar deste evento específico pessoas que sejam de qualquer idade, independentemente se elas estão estudando ou não. Este é um projeto que tem como principal objetivo desenvolvimento e compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável.

Os candidatos podem escolher entre três modalidades de participação: Conhecimento, Projeto socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica. O único critério é de que as pessoas inscritas sejam maiores de idade. Os desafios também mudam de acordo com a modalidade escolhida:

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira do Oceano 2022

Prova de Conhecimento: prova temática sobre oceano de fase única composta por questões objetivas de disciplinas tradicionais como Matemática, Ciências, História e Português. Todos os participantes que obterem menos de 50% da pontuação da prova receberão menção honrosa. Já os que pontuarem acima dos 50%, terão medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação.

Projetos e produções: projeto socioambietnal deverá conter o desenvolvimento de ações que articulem um processo de ensino-aprendizagem com a integração de diferentes disciplinas, métodos e processos para seu desenvolvimento.

Além do tema principal, o evento também terá quatro temas transversas que poderão ser abordados ao longo dos projetos: Mulheres na ciência; Pesca e aquicultura artesanal; Mudança do clima e; Bicentenário da Independência. Esses temas são oportunidades para a discussão de questões contemporâneas que integram conhecimentos junto a cultura oceânica.

A premiação vai acontecer entre os dias 10 e 15 de outubro em um evento internacional da Década do Oceano sobre a Cultura Oceânica, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.