Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileia de Língua Portuguesa de 2019. De acordo com as informações referentes ao evento deste ano, a temática definida foi “Escrevendo o Futuro”. Os interessados em participar podem manifestar interesse até o dia 30 de abril. Os professores podem inscrever seus alunos de forma gratuita.

Abertas inscrições para Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa 2019

As inscrições podem ser feitas diretamente através do site da Olimpíada da Língua Portuguesa.

Podem participar da edição 2019 deste evento os estudantes de escolas públicas estaduais e municipais do Brasil inteiro, que estejam devidamente matriculados entre o 5º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.

Temas e trabalhos

A edição 2019 terá como tema dos trabalhos o assunto “O Lugar onde Vivo”. A grande homenageada da edição será a escritora Conceição Evaristo. De acordo com a organização do evento, cinco gêneros literários serão trabalhados pelos participantes, de acordo com a série dos participantes:

•     Poema: 5º ano
  •     Memórias Literárias: 6º e 7º anos
  •     Crônica: 8º e 9º anos
  •     Documentário: 1º e 2º anos do ensino médio
  •     Artigo de Opinião: 3º ano do ensino médio

Tanto os estudantes quanto os professores que inscrevem os alunos podem produzir material para a competição. No caso dos docentes, o tema que deve ser explorado é: O Relato de Prática. O relato dos educadores terá que descrever as descobertas, aprendizado, dificuldades e desafios do treinamento dos participantes.

Etapas

Abertas inscrições para Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa 2019

A primeira etapa será composta por uma seleção regional, nas quais serão definidos 569 estudantes e 4433 professores semifinalistas. A etapa regional contará com cinco encontros (um para cada categoria da competição), fase que selecionará 173 alunos e 135 educadores para a final.

O fina vai acontecer no mês de dezembro, quando serão definidos os 32 estudantes vencedores. A premiação será composta por viagens culturais para os alunos acervos literários para as bibliotecas das suas escolas. Os professores vencedores ganharão uma imersão pedagógica internacional.