Foram abertas nesta semana as inscrições para o tradicional Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), no estado de São Paulo. Para as vagas que serão abertas no primeiro semestre de 2022, os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 30 de novembro, às 15 horas, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 19.

Abertas inscrições para o Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP)

As inscrições devem ser feitas no site do Vestibulinho.

Para a próxima edição da seleção, a avaliação vai continuar sendo realizada apenas através do histórico escolar dos candidatos, sem a realização da prova presencial, em virtude das medidas de contenção do Covid-19. Com exceção dos cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro que terão provas de aptidão, os demais serão avaliados apenas pelos documentos que comprovem a formação mínima exigida (ensino fundamental ou médio e suas notas).

Os candidatos devem ficar atentos, pois no momento da inscrição será preciso enviar um histórico ou uma declaração escolar com notas.

As inscrições poderão ser feitas nas seguintes modalidades:

1 – Ensino Médio

Abertas inscrições para o Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP)

•     Ingresso na 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; e, Ciências Exatas e Engenharias;
  •     Ingresso na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do Programa Novotec integrado;
  •     Ingresso na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS do Programa Novotec integrado.

2 – Ensino Técnico no 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line).

3 – Cursos de Especialização Técnica de Nível médio (presencial e on-line).

Regras para cada curso/nível de ensino

As regras de ingresso e documentação necessárias mudam de acordo com o tipo de curso/modalidade em que o candidato deseja se inscrever, veja:

– Ensino Médio (em seus diferentes formatos oferecidos)

•     Ter certificado de conclusão do ensino fundamental ou declaração de conclusão, com data de entrega do histórico escolar; ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

– Ensino Técnico no 1º módulo – Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line)

•     Para quem está no ensino médio ou já concluiu: ter certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de matrícula no 2º ou 3º ano.
  •     Para quem está matriculado ou já concluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou tem certificado do Encceja: ter certificado de conclusão do ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA; ou Boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC, ou Declaração de proficiência no Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
  •     Para quem concluiu o ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até 2016: apresentar certificado de conclusão pelo Enem.