Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos e importantes do Brasil, para as vagas referentes ao ano de 2023 da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o cronograma publicado deste processo seletivo, os candidatos devem fazer a sua inscrição até o dia 23 de setembro. A taxa de inscrição cobrada é de R$ 191.

Abertas inscrições para o Vestibular da Fuvest 2023

As inscrições devem ser feitas através do site da Fuvest.

As provas estão previstas para acontecer em duas etapas. Na primeira delas os candidatos responderão a questões de múltipla escolha de Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês. Também pode haver questões interdisciplinares.

A partir do dia 18 de novembro os candidatos poderão ter acesso ao cartão de confirmação de inscrição com a indicação do local onde ele deve se apresentar para fazer as provas. As provas estão marcadas para acontecer no dia 4 de dezembro, e o resultado final está previsto para ser publicado no dia 16 do mesmo mês.

Já os aprovados para a 2ª fase do vestibular da Fuvest deverão fazer as provas em dois dias, 8 e 9 de janeiro, sendo que os locais estarão liberados na mesma data de publicação dos resultados da 1ª etapa.

No primeiro dia os candidatos respondem as questões de Português e também fazem uma redação. Já no segundo dia os candidatos respondem as questões de disciplinas que variam de acordo com a carreira escolhida.

Abertas inscrições para o Vestibular da Fuvest 2023

Interessados nos cursos de Artes Visuais e Música, da Escola de Música (ECA) e da USP de Ribeirão Preto farão os Testes de Habilidades Específicos (THE) entre os dias 11 e 14 de janeiro.

O resultado final está previsto para ser publicado no dia 30 de janeiro, com as matrículas acontecendo entre os dias 31 d e janeiro e 6 de fevereiro. Uma segunda chamada está prevista para ser publicada no dia 10 de fevereiro, com as matrículas acontecendo nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

Resumo:

Vagas

Para o ano de 2023 a USP vai abrir 8.230 vagas nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). A universidade reserva vagas para estudantes da rede pública e para candidatos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Confira a distribuição das vagas da USP para ingresso em 2023 por meio do vestibular:

• Ampla concorrência: 4.961 vagas
  • Escola Pública: 2.173 vagas