Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) referente as vagas abertas no ano de 2024. De acordo com as informações que constam no edital deste processo seletivo, os interessados deverão se inscrever até o dia 25 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 180.

Abertas inscrições para o Vestibular 2024 da UFRGS

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Vagas

Através deste processo seletivo, os candidatos poderão concorrer a 4.023 vagas. Deste total, 1.990 são de ampla concorrência e 2.033 estão reservadas para candidatos cotistas. As oportunidades são divididas entre cursos que estão previstos para ter suas aulas começando no 1º semestre de 2024 e cursos que começam apenas no 2º semestre. Dentre os cursos oferecidos com maior quantidade de vagas estão Educação Física, Engenharia Civil e Administração, cada um com 112 oportunidades.

A Universidade conta com um sistema de cotas divididos em diversas modalidades. No momento da inscrição, os candidatos deverão indicar em qual modalidade ele se insere, lembrando que, caso seja aprovado, os candidatos terão que comprovar todas as condições previstas no edital.

Provas

Abertas inscrições para o Vestibular 2024 da UFRGS

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro, nas cidades de Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. Nos dois dias, as provas serão aplicadas apenas no turno da tarde, com previsão de início as 14h até 19h30.

No 1º dia do Vestibular 2024 da UFRGS, as provas serão de História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Redação. Enquanto no 2º dia serão de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. Cada disciplina terá 15 questões na prova.

O resultado está previsto para ser liberado no dia 11 de dezembro.