A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas para os candidatos interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2024/2 da instituição de ensino. De acordo com as informações que foram divulgadas, as inscrições seguem abertas até o próximo dia 9 de abril.

Abertas inscrições para o Vestibular 2024/2 da UTFPR

As inscrições podem ser feitas através deste site. A taxa de inscrição cobrada é de R$ 150.

Vagas

Serão oferecidas 3.188 vagas em 114 cursos de graduação. A maioria das carreiras é da área de exatas, sendo grande parte cursos de Engenharias. Metade das oportunidades serão reservadas para os candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Isenção

Abertas inscrições para o Vestibular 2024/2 da UTFPR

Pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ser feitos até o dia 22 de março. Os candidatos terão que comprovar as seguintes situações pra obter o benefício:

  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O resultado das solicitações de forma preliminar sairá no dia 1º de abril. Recursos serão aceitos pela instituição nos dias 2 e 3 seguintes. A divulgação final dos candidatos que poderão fazer a prova de graça será feita no dia 9 de abril.

Como será o Vestibular 2024/2 da UTFPR?

Os estudantes inscritos para este processo seletivo Vestibular deverão se apresentar para as provas no dia 19 de maio. No momento da inscrição os candidatos poderão indicar uma das seguintes cidades para fazer a prova: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

O caderno será composto por 60 questões objetivas de matérias ministradas no ensino médio e por uma redação. O gabarito definitivo está previsto para ser publicado no dia 29/05, as notas da Prova de Conhecimentos Gerais devem ser liberadas no dia 05/06, as notas da Prova de Redação devem sair no dia 20/06 e o listão dos aprovados deve ser publicado no dia 02/07.