Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2023 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos devem se inscrever até o dia 29 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 80.

Abertas inscrições para o Vestibular 2023 do IFPR

As inscrições devem ser feitas através do site do IFPR.

Até o dia 16 de setembro os candidatos interessados podem solicitar também a isenção do pagamento desta taxa de inscrição. Para se habilitar a este benefício, os candidatos devem estar devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também podem pedir o benefício os estudantes que tenham a renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

O resultado destes pedidos deve sair no dia 23 de setembro.

Provas

Abertas inscrições para o Vestibular 2023 do IFPR

As provas deste processo seletivo vestibular estão marcadas para acontecer no dia 6 de novembro. No momento da inscrição os candidatos podem escolher entre fazer as provas em um dos 28 municípios contemplados no estado do Paraná. No dia 31 de outubro os candidatos poderão ter acesso ao cartão de confirmação de inscrição, com os locais das provas.

As provas serão compostas por uma redação e 50 questões objetivas de  Linguagens e Códigos (15), Língua Portuguesa (10), Língua Estrangeira (5), Ciências da Natureza (4 de Física, 4 de Química e 4 de Biologia); Matemática (11) e Ciências Humanas (3 de História, 3 de Geografia, 3 de Filosofia e 3 de Sociologia).

De acordo com o cronograma que foi liberado deste processo seletivo, o resultado final deve sair no dia 21 de dezembro. Os candidatos aprovados na 1ª chamada deverão fazer as matrículas entre os dias 9 e 18 de janeiro de 2023.

Neste vestibular serão oferecidas 2.744 vagas em cursos de graduação presenciais. Entre as carreiras, destacam-se Engenharia Elétrica, Agronomia e Educação Física. Ao todo, 80% das vagas são destinadas à política de cotas da instituição.