Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) referente as vagas que serão abertas para o ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, as inscrições serão feitas mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100, com prazo final no dia 18 de novembro.

Abertas inscrições para o Vestibular 2023 da UFPA

A UFPA terá 7.380 vagas para este processo seletivo. Do total de oportunidades, 192 são reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos poderão escolher entre 192 opções de cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, ministrada em Altamira, a oferta é de 30 vagas.

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Isenção

O processo de isenção do pagamento da taxa de inscrição é feito de uma forma muito mais simples, sem que a Universidade se prenda a um processo seletivo separado. Todos os alunos que estudaram na rede pública de ensino ganham automaticamente a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Além disso, os alunos que estudaram como bolsista integral na rede privada de ensino também podem ganhar a isenção, bastando somente anexar um documento comprobatório para receber a gratuidade.

A lista completa dos beneficiados com a isenção do pagamento deve ser liberada no dia 29 de novembro.

Abertas inscrições para o Vestibular 2023 da UFPA

Poderão participar somente os candidatos que estejam devidamente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2022, uma vez que a seleção vai levar em consideração somente a nota obtida pelo candidato nas provas que estão sendo aplicadas ao longo do mês de novembro.

Os estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins vai ganhar bônus de 10% em cima da nota do Enem. Os interessados devem solicitar o bônus no momento da inscrição.

O resultado final deve ser liberado somente depois que as notas oficiais do ENEM forem liberadas, o que está previsto para acontecer a partir da segunda quinzena de janeiro.