Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo vestibular do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), referente as vagas que serão abetas no primeiro semestre de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os estudantes poderão se inscrever até o dia 21 de novembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 20.

Abertas inscrições para o Vestibular 2022/1 do IFTO

Para este processo seletivo, serão oferecidas 699 vagas para cursos de graduação. As oportunidades são para os campi Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Araguatins, Colinas do Tocantins, Avançado Lagoa da Confusão, Avançado Pedro Afonso, Dianópolis e Paraíso do Tocantins.

Metade das vagas são destinada são aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, com percentuais destinados aos estudantes pretos, pardos e indígenas, além de estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas através do site do IFTO.

Isenção

Abertas inscrições para o Vestibular 2022/1 do IFTO

Podem pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que estejam atualmente inscritos no programa do CadÚnico e que tenham uma renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios privados.

Os pedidos devem ser feitos até o próximo dia 17 de outubro. Já o resultado está previsto para ser liberado no dia 22 deste mesmo mês.

Como será o Vestibular

Os candidatos terão que passar por duas fases. A primeira será composta por uma análise do histórico escolar das duas primeiras séries do ensino médio. Já a segunda etapa será composta por uma prova presencial, composta apenas por uma redação.

Os candidatos poderão anexar seus históricos escolares ao site do IFTO até 24 de novembro. A convocação para a prova será feita em 1º de dezembro, já a redação será aplicada no dia 5 seguinte, das 9h às 11h. Serão convocados para a avaliação até sete vezes o número de vagas de cada campus do IFTO.

A lista com os aprovados está prevista para ser publicada no dia 20 de dezembro.