Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo vestibular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), destinado a preencher vagas que serão abertas ao longo do ano de 2021. A instituição estava há mais de um ano se oferecer nenhum tipo de processo seletivo, em função da pandemia do coronavírus.

Abertas inscrições para o Vestibular 2021 do IFRS

As inscrições devem ser feitas através do site do IFRS.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, neste primeiro momento os candidatos poderão concorrer apenas utilizando as suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No momento da inscrição, os candidatos poderão optar por qualquer uma das edições da prova entre os anos de 2010 e 2020.

Para as vagas de ensino superior, a lista com o resultado final está prevista para ser liberada no dia 19 de abril, com as matrículas começando já a partir do dia 20 seguinte. Além disso, os candidatos poderão acompanhar a publicação de, pelo menos, mais duas listas, previstas para os dias 14 e 28 de maio. Já a chamada pública deve acontecer a partir do dia 11 de junho.

Ensino técnico

Abertas inscrições para o Vestibular 2021 do IFRS

Além das vagas nos cursos de ensino superior, o IFRS também oferece vagas em cursos de nível técnico. Este processo também está com inscrições abertas, sendo que os interessados podem se inscrever até o dia 4 de abril. As formas de seleção mudam de acordo com o tipo de vaga:

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio: sorteio público;

Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: metade dos estudantes pelo Enem e metade por sorteio. Candidatos poderão concorrer apenas por uma forma ou pelas duas.