Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2021/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, mais uma vez a seleção não contará com provas próprias, seguindo o formato da seleção anterior. As inscrições podem ser feitas ate o dia 6 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 40.

Abertas inscrições para o Vestibular 2021/2 da UFRGS

As inscrições devem ser feitas através do site da UFRGS.

Vagas

Seguindo as informações que foram colocadas no edital de seleção deste processo seletivo, os candidatos poderão oferecer 1.418 vagas no Vestibular 2021/2. Deste total, 720 vagas serão destinadas aos alunos que podem concorrer através das cotas/ações afirmativas. A universidade divide os cotistas em oito categorias, mas o requisito principal é o ensino médio cursado completo em escola pública.

Formas de seleção

Abertas inscrições para o Vestibular 2021/2 da UFRGS

No momento da inscrição, os candidatos poderão optar entre duas modalidades diferentes de seleção: Enem ou Vestibulares anteriores. Para concorrer através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos devem ter feito pelo menos uma das provas das edições de 2017, 2018, 219 ou 2020. Na prova escolhida, os candidatos devem ter tirado nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e pelo menos 500 pontos na prova de redação.

Já os candidatos que escolherem entre as provas de Vestibulares anteriores devem optar pelo uso das notas das provas da UFRGS que foram aplicadas em 2017, 2018, 2019 ou 2020, desde que o candidato não tenha sido eliminado no vestibular em questão.

De acordo com a UFRGS, não existe separação entre as vagas do Enem ou Vestibulares anteriores, já que haverá a ponderação das notas para a classificação dos candidatos.

A lista com os aprovados em 1ª chamada no Vestibular da UFRGS deve ser publicada no dia 18 de outubro em sua versão preliminar, com tempo destinado aos recursos. A lista definitiva deve sair no dia 22 do mesmo mês.

Os candidatos aprovados terão que enviar os documentos, de forma online, a partir do dia 23 de outubro. Além disso, também haverá uma etapa de matrícula presencial, que deve acontecer entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2022.