Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para as vagas que serão abertas no 1º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos devem manifestar interesse até o dia 23 de setembro, através do site da UEL.

Abertas inscrições para o vestibular 2020 da UEL

A taxa de inscrição para este processo seletivo é de R$ 153. Entre os dias 8 e 19 de julho, os candidatos inscritos no CadÚnico tiveram a oportunidade de participar do edital de isenção de pagamento da taxa de inscrição. A UEL já publicou, em seu site, a lista com todos os que foram contemplados com o benefício.

Vagas

Segundo o edital deste concurso, serão disponibilizadas 2.559 vagas, todas elas sendo ministradas na cidade de Londrina, no Paraná.

Das vagas, a universidade reserva 45% de cada cursos para os candidatos cotistas, sendo 20% para quem estudou integralmente as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas, 20% para candidatos autodeclarados negros que também estudaram em instituições públicas e 5% para candidatos autodeclarados negros independente do percurso de formação.

Vestibular

Abertas inscrições para o vestibular 2020 da UEL

O processo seletivo acontecerá em duas fases diferentes. A primeira delas está marcada para o dia 20 de outubro, na qual os candidatos terão que responder 60 questões objetivas de conhecimentos gerais com base no conteúdo do ensino médio.

Os classificados para a 2ª fase realizam a nova parte da prova nos dias 1º e 2 de dezembro, somente no turno da tarde. No primeiro dia será aplicada a Prova de Línguas, Literaturas e redações. Serão 20 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas e 10 questões de Língua Estrangeira. O segundo dia será composto pela prova de Conhecimentos Específicos, com 12 questões discursivas distribuídas entre três disciplinas de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Candidatos ao curso de música devem realizar a Prova de Habilidades Específicas no dia 29 de setembro, enquanto que os candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico devem fazer a Prova de Habilidade Específica no dia 3 de dezembro.

Confira a lista de obras literárias obrigatórias para este processo seletivo:

• A hora da estrela – Clarice Lispector
  • Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • Vozes anoitecidas – Mia Couto
  • Amor de perdição – Camilo Castelo Branco
  • Clara dos Anjos – Lima Barreto
  • Comédia para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo
  • O demônio familiar – José de Alencar
  • O filho eterno – Cristovão Tezza
  • Poemas escolhidos de Gregório de Matos – Gregório de Matos (Ed. Companhia das Letras)
  • Quarenta dias – Maria Valéria Rezende