Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular 2020 / 2021 que será realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com as informações que foram publicadas no edital deste concurso público, os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 18 de dezembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 155.

Abertas inscrições para o Vestibular 2020 / 2021 da UFPR

As inscrições podem ser feitas no site da UFPR.

Isenção

A instituição está oferecendo a possibilidade de obter a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, os candidatos devem se enquadrar em um dos seguintes casos:

CadÚnico: inscritos o CadÚnico poderão solicitar a isenção até 13 de novembro.

Lei Federal 12.799/13: o prazo para tal modalidade vai até 20 de novembro. Podem solicitar a isenção os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares e que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O pedido deve ser feito através do mesmo site indicado para as inscrições, e a lista com os aprovados neste benefício deve ser liberada no dia 18 de novembro.

Abertas inscrições para o Vestibular 2020 / 2021 da UFPR

Os candidatos deverão se apresentar para fazer as provas no dia 28 de fevereiro de 2021, somente no turno da tarde. Nesta etapa, os candidatos deverão responder a um caderno contendo 90 questões objetivas, sendo todas elas com conteúdo do ensino médio.

A segunda etapa do Vestibular será realizada em 18 de abril de 2021. A prova de compreensão e produção de textos será composta por três questões discursivas comuns a todos os cursos. Haverá, ainda, aplicação de perguntas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos.

A lista de leituras obrigatórias para as provas é composta pelos seguintes livros:

1.     O Uruguai, Basílio da Gama
  2.     Últimos Cantos, Gonçalves Dias
  3.     Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo
  4.     Clara dos Anjos, Lima Barreto
  5.     Sagarana, Guimarães Rosa
  6.     Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto
  7.     Nove Noites, Bernardo Carvalho
  8.     Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum

Os candidatos às vagas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música deverão fazer uma prova de Habilidades Específicas, prevista para acontecer no dia 19 de abril.

A lista com os aprovados deve ser liberada apenas no dia 4 de junho de 2021.