Os candidatos que estão de olho em uma das vagas que serão abertas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, já podem se inscrever no processo seletivo vestibular referente as vagas que serão abertas no primeiro semestre de 2019.

Abertas inscrições para o Vestibular 2019 do ITA

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da instituição.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, os candidatos terão que pagar uma taxa de R$ 140 para confirmar a sua inscrição. O prazo final para inscrição é dia 15 de setembro.

Serão oferecidas 110 vagas destinadas ao processo seletivo de 2019. Uma das novidades deste processo seletivo é a reserva de 22 vagas destinadas aos candidatos autodeclarados negros. A determinação tem base na Lei 12.990/2014 que estabelece 20% dos postos para cotistas raciais nos concursos das Forças Armadas.

O Vestibular 2019 também terá modificação no seu formato. A seleção do ITA terá duas etapas do Exame de Escolaridade, ao invés de apenas uma:

1ª fase (23 de novembro) – 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina;

2ª fase (10 e 11 de dezembro) – 30 questões discursivas (Matemática, Química e Física) e uma redação.

Abertas inscrições para o Vestibular 2019 do ITA

A prova vai exigir que os candidatos leiam, como livro obrigatório, as seguintes obras:

Senhora, de José de Alencar

Quincas Borba, de Machado de Assis

São Bernardo, de Graciliano Ramos

O resultado da prova está marcado para ser divulgado no dia 21 de dezembro. Os candidatos que forem aprovados deverão realizar a Inspeção de Saúde (IS) entre os dias 14 e 18 de janeiro, sendo essa uma etapa obrigatória para o processo de matrícula.