Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Vestibular 2019 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição responsável pelo concurso, estão sendo oferecidas 8.392 vagas, todas elas para cursos de graduação ministrados pela Universidade de São Paulo (USP).

Abertas inscrições para o Vestibular 2019 da Fuvest

Do total de oportunidades oferecidas neste vestibular, 40% estarão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Nessa reserva haverá ainda oportunidades para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fuvest.

Os candidatos deverão se inscrever até o dia 14 de setembro. Os candidatos terão que pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 170 e essa importância poderá ser paga até o dia 18 de setembro. Os pedidos de isenção foram encerrados no dia 31 de julho e alista com os beneficiários deverá ser divulgada até o próximo dia 20 de agosto.

Os candidatos inscritos no vestibular da Fuvest irão fazer o processo seletivo em duas fases diferentes. A primeira é composta por questões objetivas de conhecimentos gerais e a segunda com questões discursivas sobre Língua Portuguesas e pelo menos duas disciplinas específicas, conforme o curso. Na segunda fase os candidatos também deverão fazer a redação.

Abertas inscrições para o Vestibular 2019 da Fuvest

A primeira fase do vestibular da Fuvest 2019 está marcado para acontecer no dia 25 de novembro, no turno da tarde. Já a segunda fase está marcada para acontecer entre os dias 6 e 7 de janeiro. Essa é uma novidade dessa edição, uma vez que geralmente a segunda fase das provas aconteciam em três dias. A segunda fase será dividida da seguinte forma:

  • 1º dia: 10 questões de português e uma redação
  • 2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

Além dessas provas, os candidatos para as vagas dos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música passarão por provas específicas, que acontecerão de acordo com o seguinte calendário:

  • Artes Visuais: 16 de dezembro de 2018;
  • Música (São Paulo): de 16 a 21 de dezembro de 2018;
  • Música (Ribeirão Preto): de 17 a 21 de dezembro de 2018;
  • Artes Cênicas: de 9 a 11 de janeiro de 2019.