Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro para as vagas que serão abertas em 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos devem se inscrever até o dia 22 de agosto, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100.

Abertas inscrições para o Vestibular 2019 / 2020 do IME (RJ)

As inscrições podem ser feitas através do site do IME.

A instituição abre inscrições somente para candidatos que sejam brasileiros nato e tenham idade entre 16 e 21 anos para a reserva e 22 anos para ativa. Até o dia 29 de julho os candidatos podem solicitar isenção no pagamento da taxa de inscrição. Podem solicitar o benefício os candidatos que se encaixarem em uma das seguintes vagas:

Dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em execercício ou em decorrência da participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou operações de guerra da Marinha Mercante;

-Doadores de medúla óssea;

-Inscritos no CadÚnico ou que sejam de família de baixa renda.

Vagas

Abertas inscrições para o Vestibular 2019 / 2020 do IME (RJ)

São oferecidas 98 vagas em todas as modalidades (Ativa e Reserva) Confira a diferença entre as categorias:

Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Categoria voltada para quem deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração).

Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Modalidade destinada aos candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao aluno alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após este período, o estudante segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente.

Provas

Os candidatos inscritos farão participarão de duas fases durante as provas. A primeira é o Exame Intelectual. A prova será aplicada nas cidades de Rio de Janeiro, Vila Velha (ES), Brasília (DF), Teresina (PI), Goiânia (GO), Manaus (AM), Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP) e Campinas (SP).

A primeira parte do Exame Intelectual está marcada para o dia 15 de outubro e contará com 15 questões de Matemática, 15 de Física e 10 de Química, todas objetivas. A 2ª parte acontece em 4 dias, seguindo o seguinte cronograma:

  • 28 de outubro: prova discursiva de Matemática
  • 29 de outubro: prova discursiva de Física
  • 30 de outubro: prova discursiva de Química
  • 31 de outubro: provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês

Os aprovados devem passar ainda pela Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. A primeira parte deve acontecer no dia 13 de janeiro de 2020 e a segunda entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.