Os estudantes que estão de olho nas vagas que serão abertas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o segundo semestre de 2019 já podem se inscrever para o processo seletivo vestibular. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, os candidatos devem se inscrever até o dia 12 de março.

Abertas inscrições para o Vestibular 2019/2 da UFU

As inscrições devem ser feitas através do site da UFU.

Como pedir isenção?

Os interessados em participar deste processo seletivo devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 117. Mas os estudantes que desejam obter o benefício da isenção no pagamento da taxa de inscrição poderão se inscrever até o dia 5 de março. O benefício é destinado aos estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O resultado está previsto para sair no dia 8 de março.

Quantas vagas serão oferecidas pela UFU em 2019/2?

Seguindo as informações que constam no edital, no segundo semestre de 2019 os candidatos poderão concorrem a um total de 1.584 vagas nos campi em Uberlândia, Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba. Metade das vagas é reservada para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública, conforme determina a Lei de Cotas.

Como serão as provas?

Abertas inscrições para o Vestibular 2019/2 da UFU

As provas para o 2º semestre de 2019 estão marcadas para acontecer em duas etapas diferentes. A primeira delas será realizada nos dias 4 e 5 de maio. Os estudantes poderão escolher entre fazer as provas nas cidades de Goiânia ou de Ribeirão Preto. Já a segunda fase está agendada para acontecer entre os dias 8 e 9 de junho.

Cada uma das fases terá dois dias de duração. Na primeira fase os candidatos responderão a 60 questões de biologia, física, geografia, língua portuguesa, literatura e sociologia no primeiro dia e 50 questões de filosofia, história, língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), matemática e química no segundo dia.

A segunda fase é destinada as questões discursivas, sendo 20 de biologia, física, geografia, história e língua estrangeira mais redação no primeiro dia e mais 24 questões de filosofia, língua portuguesa, literatura, matemática, química e sociologia.