Estão abertas as inscrições para os interessados em concorrer às vagas do ensino superior disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023/2). De acordo com as informações que constam no edital deste processo seletivo, os interessados devem se inscrever até o próximo dia 22 de junho.

Abertas inscrições para o SiSU 2023/2

As inscrições devem ser feitas através do site oficial do SiSU.

Para se inscrever, os candidatos devem utilizar as suas credenciais do portal gov.br, as mesmas utilizadas para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No momento da inscrição, os alunos deverão escolher entre pelo menos duas opções de cursos, sendo que os candidatos poderão ser chamados em qualquer uma das opções.

Até que as inscrições sejam encerradas, os candidatos poderão trocar as opções de curso. Ao longo da semana, o sistema vai informando para os estudantes as notas de corte, que vão sendo alteradas na medida em que os candidatos vão se inscrevendo nas opções de cursos, a partir da nota do estudante que está conseguindo a última vaga disponível naquela opção.

Lembrando que para se inscrever nesta edição do SiSU os candidatos devem ter obrigatoriamente feito o ENEM 2022. Além disso, os candidatos também não podem ter zerado a prova de redação.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 27 de junho. Para estes candidatos, as matrículas deverão ser feitas entre os dias 29 de junho e 4 de julho. Para aqueles que não forem convocados, o período de manifestação de interesse para participação da lista de espera será entre os dias 27 de junho e 4 de julho.

Vagas do SiSU 2023/2

Abertas inscrições para o SiSU 2023/2

Nesta edição do Enem os candidatos poderão concorrer a 51.277 vagas. Haverá chances para ampla concorrência e para cotistas.

• 24.726 vagas- ampla concorrência
  • 22.560 vagas – cotas

Ao todo, os estudantes poderão escolher entre 1.666 cursos de graduação distribuídos em 65 instituições de ensino. Há carreiras de diversas áreas. A maior parte das vagas do SiSU 2023/2 está concentrada nos estados do Rio de Janeiro (13.221), Minas Gerais (8.038), Bahia (4.869), Piauí (4.422) e Paraíba (3.728).