Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas abertas no primeiro semestre de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, estão sendo disponibilizadas através deste sistema 226 mil vagas em instituições públicas. O prazo termina no dia 24 de fevereiro.

Abertas inscrições para o Sisu 2023/1

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Sisu.

Seguindo as regras das edições anteriores do programa, podem participar somente os candidatos que fizeram a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, não sendo considerado como um treineiro. Além disso, os candidatos não podem ter zerado a prova de redação. Não existe nota mínima para se inscrever, mas os candidatos terão notas de corte de acordo com o curso escolhido.

No momento da inscrição, os candidatos deverão, para acessar o sistema, informar login e senha do portal gov.br. Depois, os candidatos poderão escolher duas opções de cursos para começar a concorrer às vagas, sendo possível pesquisar oportunidades por curso, instituição de ensino ou localização.

Abertas inscrições para o Sisu 2023/1

Além disso, no momento da inscrição os candidatos também devem ficar atentos às modalidades das vagas:

• Ampla concorrência: todos os estudantes, independente do local de estudo ou renda.
  • Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
  • Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.

Durante todo o período no qual as inscrições seguirão abertas os candidatos podem alterar suas opções de curso. A partir do segundo dia de seleção os candidatos poderão ir acompanhando a divulgação das notas de corte.

O resultado final está previsto para sair no dia 28 de fevereiro, com as matrículas acontecendo entre os dias 2 e 8 de março.