Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), edição 1º semestre de 2020. Os candidatos já podem acessar a plataforma desde a madrugada desta terça-feira, dia 21 de janeiro. Neste ano, devido aos problemas e erros do Exame Nacional do Ensino Médio, o prazo será maior do que os tradicionais três dias, terminando no domingo, 26 de janeiro.

Abertas inscrições para o SiSU 2020

As inscrições devem ser feitas através do site do SiSU 2020.

Serão aceitas somente as inscrições dos candidatos que tiverem realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição de 2019. O único critério que impede que os estudantes utilizem a sua nota neste processo seletivo é ter zerado a redação. Fora isso, podem se inscrever estudantes que tiveram qualquer nota, já que os critérios de corte são definidos em cada curso e por cada instituição.

Como se inscrever no SiSU 2020

Para se inscrever no SiSU, os candidatos devem acessar o site indicado acima. No momento da inscrição, será preciso informar o número da inscrição e a senha utilizada no ENEM. Depois é só seguir os seguintes passos:

1. Confirme todos os dados apresentados pela plataforma, alterando aqueles que achar necessário antes de seguir;
  2. Pesquise a opção para o primeiro curso, indicando cidade e instituição de ensino. Neste momento os candidatos podem se informar sobre a quantidade de vagas e também as modalidades de concorrência;
  3. Selecione a modalidade de concorrência desejada, lembrando de sempre verificar a lista de documentos necessária para cada opção;
  4. Repita os procedimentos acima para escolher a 2ª opção de curso;

Abertas inscrições para o SiSU 2020

Depois disso, basta ir acessando o sistema para acompanhar as informações referentes as notas de corte dos cursos escolhidos, que serão liberadas a partir do 2º dia de inscrições.

O resultado final deve ser confirmado pelo MEC no dia 28 de janeiro, e o processo de matrícula dos aprovados acontece entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Os candidatos deverão ficar atentos às informações divulgadas pelas instituições de ensino sobre os procedimentos internos adotados para confirmar a sua vaga.