Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente as vagas do primeiro semestre de 2019. De acordo com as informações oficiais que foram liberadas pelo Ministério da Educação, os interessados podem se inscrever até o próximo dia 25 de janeiro. Nesta edição, estão sendo oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de todo o país. Essa é a primeira vez desde o lançamento do Sisu em que há redução no número de vagas oferecidas.

Abertas inscrições para o SiSU 2019

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do SiSU.

Para participar deste processo seletivo, que envolve somente o oferecimento de vagas em instituições públicas, os candidatos devem obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Os candidatos já podem consultar a sua nota do Enem, sendo que são estas que serão automaticamente inseridas no sistema do SiSU para que os candidatos possam concorrer as vagas.

O sistema de inscrição continua funcionando da mesma forma que nos anos anteriores. Será possível inserir na inscrição até 2 opções de cursos diferentes, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Abertas inscrições para o SiSU 2019

No decorrer dos três dias de inscrição, os candidatos poderão ir alterando suas preferencias de cursos. Essas mudanças poderão acontecer na medida em que serão divulgadas as previas, com as notas de corte para cada curso, que mudam de acordo com o desempenho dos estudantes que escolhem aquele curso.

Este ano o SiSU terá uma mudança no sistema de lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou. Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

A divulgação do resultado final dessa primeira etapa est[a prevista para acontecer no dia 28 de janeiro, com matrículas previstas para acontecer entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.