Estão abertas as inscrições para quem deseja participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com as vagas abertas no 2º semestre deste ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os estudantes têm até o dia 7 de junho para realizar sua inscrição, ou então para alterar suas preferencias na 1ª inscrição.

Abertas inscrições para o SiSU 2019/2

As inscrições para o SiSU 2019/2 devem ser feitas pelo site do programa.

As regras para participação neste programa seguem praticamente as mesmas da edição passada. Podem participar dessa etapa somente os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 e que conseguiram tirar uma nota acima de zero na redação. As demais notas de corte dependem do curso escolhido no momento da inscrição.

A inscrição pode ser feita com o candidato escolhendo duas opções de cursos. Neste momento, os candidatos também precisam informar sua opção de concorrência (cotas ou ampla).

A partir de amanhã o MEC deve liberar as primeiras notas e corte para todos os cursos disponíveis no sistema. Vale lembrar que a nota de corte acaba sendo surgindo diante do interesse dos próprios estudantes, com base nas notas que foram obtidas até aquele momento pelos inscritos. Os estudantes poderão alterar suas opções de curso caso as notas de corte estejam superiores a que eles tiraram na prova.

Abertas inscrições para o SiSU 2019/2

Confira o cronograma completo:

•     Inscrições: 4 a 7 de junho
  •     Resultado: 10 de junho
  •     Matrículas: 12 a 17 de junho
  •     Manifestação da lista de espera: 11 a 17 de junho

Vagas

Nesta metade do ano, estão sendo oferecidas 59.028 vagas. O número representa um aumento de 3% em relação à edição do segundo semestre do ano passado, que ofertou 57.271 vagas. A quantidade de instituições que oferecem as vagas também aumentou, passando para 76 neste ano.